Projetos

Fábrica de Arte Marcos Amaro

Galeria Kogan Amaro

FAMA Campo

Ateliê

O artista Marcos Amaro transita entre produções escultóricas e instalacionais de grandes dimensões ao extrair parte da matéria-prima de carcaças de avião e de objetos em desuso, amalgamados de óleo, parafina, mel, graxa e outras matérias. Da degradação, cria obras em transformação que ficam na dicotomia da arte e da vida. Em um geometrismo sem forma, Marcos Amaro desbrava a arte contemporânea a partir do desmonte, do acúmulo, da colagem, da diversidade de materiais, da desmaterialização e ressiginificação do objeto.

Em 2013, o artista ocupou o Galpão IV da antiga Fábrica São Pedro, em Itu – cidade a 100 km de São Paulo. Com o ritmo crescente da sua produção, surgiu a necessidade de um espaço físico para abrigar materiais e concluir sua criação.

Em 2018, após um período vivendo em Bruxelas, Marcos Amaro retorna ao Brasil com um novo ateliê – em São Paulo, dedicado exclusivamente aos trabalhos em menor escala – as pinturas com a materialidade herdada de sua produção escultórica e desenhos realizados predominantemente com carvão.

Em 2020, o ateliê do artista está sendo em sua própria casa, localizada na cidade de São Paulo, onde tem passado a quarentena. Marcos está se dedicando mais à argila, escultura em gesso e pinturas de média e grande escala.

Podcast Ontologias

podcast criado para compartilhar os meus aprendizados filosóficos, influências e escolhas éticas e estéticas.

Também pretendo publicar ações do ontologias — grupo de arte que criei com Cabral, André Albuquerque (Kandro) e José Rufino.

Playlist Ontologias