VOO ALTO
Quatro perguntas para Marcos Amaro, fundador da Amaro Aviation e do Museu Fama, presidente do Museu Asas de um Sonho, autor de livros e artigos, colecionador e patrono de diversos artistas brasileiros @amaroaviation
“Caminhamos para uma aviação executiva mais acessível, conectada e com menor impacto ambiental”
Carbono Uomo
Como você enxerga a evolução da aviação executiva no Brasil nos próximos anos?
Marcos Amaro
A aviação executiva deve passar por uma transformação importante, marcada pela democratização do acesso, com cada vez mais pessoas e empresas reconhecendo o valor da mobilidade aérea como instrumento de produtividade e competitividade. Também vivemos um momento tecnológico estimulante, com os eVTOLs e drones tornando o transporte mais eficiente, tanto nos grandes centros quanto em aplicações logísticas e aeromédicas. Caminhamos para uma aviação mais acessível, conectada e com menor impacto ambiental.
Carbono Uomo
Quais iniciativas de inovação você considera mais transformadoras para a empresa hoje
Marcos Amaro
Temos uma frota diversificada, capaz de atender com segurança e eficiência às múltiplas demandas de um país de dimensão continental como o Brasil. Isso nos dá flexibilidade para oferecer a solução ideal para cada cliente e rota. Além disso, nossa adesão ao IS-BAO (padrão internacional de melhores práticas para aviação executiva) demonstra nosso compromisso com segurança, excelência operacional e governança profissional. Isso reduz riscos e nos coloca em um patamar global de qualidade.
Carbono Uomo
Como a Amaro Aviation enxerga a sustentabilidade?
Marcos Amaro
A sustentabilidade é um compromisso contínuo, que começa na eficiência da nossa frota, composta de aeronaves mais modernas, com menor consumo de combustível. Mantemos uma política permanente de renovação e manutenção preventiva, o que nos permite operar com maior eficiência energética, menores ruídos e impacto reduzido. Estamos alinhados às melhores práticas regulatórias e operacionais, com monitoramento das emissões, rastreabilidade de dados e uma agenda clara de evolução em direção a tecnologias ainda mais limpas, como o uso crescente de SAF (combustíveis sustentáveis de aviação), à medida que sua disponibilidade se amplia no Brasil. E a sustentabilidade, para nós, também tem um caráter social. Um exemplo é o convênio com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, que nos permite atuar no transporte de órgãos para transplantes, garantindo agilidade e salvando vidas.
Carbono Uomo
Você criou um importante polo de arte no País com a FAMA (@famamuseu), em Itu. Como a gestão do museu influencia sua visão empreendedora?
Marcos Amaro
A arte sempre fez parte da minha vida. O trabalho no museu me aproxima da memória e da história, do que deve ser preservado. Já na Amaro Aviation, o olhar é para o futuro e a inovação. Essas duas dimensões se completam. A arte me ajuda a enxergar a vida mais sensivelmente e a fazer escolhas com propósito, enquanto a aviação me desafia a transformar ideias em movimento e serviço real para as pessoas. No fim, é sobre aproximar e gerar pertencimento.